Vento Contrário

Leitura Bíblica: Atos 27.1-26
Navegamos vagarosamente… tivemos dificuldade… não sendo possível prosseguir em nossa rota, devido aos ventos contrários. (At 27.7).

Às vezes os ventos são contrários. Nada dá certo! Nada funciona! Não saímos do lugar.

A viagem de Paulo a Roma estava assim. Dois anos e meio preso, a vida andando em círculos. Finalmente, porém, tudo pareceu resolver-se. Conseguiu embarcar para Roma. Mas os ventos contrários voltaram e a viagem tornou-se mais uma provação.

O que fazer quando tudo conspira contra nós? Quando todo o nosso esforço não dá em nada? Quando os céus estão blindados, Deus parece calar-se e o nosso barco é açoitado pelas ondas da vida? Nosso texto dá algumas dicas preciosas para essas horas: Crises obrigam a rever prioridades. É o que Paulo e seus companheiros fazem. Decidem-se mesmo a jogar fora seus pertences.

A crise mostra o que é importante e o que não é. Então, quando o barco da vida entrar num temporal, é hora de revisão, de jogar ao mar o que não tem valor e de agarrar-se àquilo que realmente importa. O navio jogava descontrolado, mas Paulo tinha uma promessa de Deus que um anjo lhe trouxera: ele chegaria a Roma para testemunhar de Cristo ao César.

Assim, com os ventos impiedosos, o navio se partindo, Paulo permanecia sereno porque sabia que Deus cumpre Suas promessas. Portanto, quando os ventos contrários não nos permitem avançar, agarremo-nos às promessas de Deus: são infalíveis. Deus não promete poupar-nos de sofrer, mas no sofrer. O anjo consola e anima Paulo, mas não o tira da tempestade. Dá ânimo, mas não o poupa de sofrer.

Este é o privilégio do cristão. Deus não nos dá pernas ágeis para correr, mas ombros largos para suportar o peso da cruz.

Quando ventos contrários o ameaçarem, lembre-se dessas verdades que nos dão a certeza de estar nas mãos de Deus e de que toda crise obedece a um propósito no Seu plano eterno.

Problemas são oportunidades?

Sim, quando Deus está no controle.

comentários

  1. Ruth Rocha
  2. Leci aparecida Tavares de souza.
  3. Elza Maria da cruz
    • Sonia Rossi
  4. Elza Maria da cruz
  5. Maria
  6. Aldir Maria da Costa
    • Maria Hilma Martins da Silva
  7. Nely Borges de Jesus
  8. Antonia Menegossi
  9. Lourdes Kolcenti
  10. Sonia Maria Hellmeister
  11. Regina GUIDELI LISBOA
  12. Maria Bernadete dos santos cardelli
  13. Ruth Rocha

Deixe um comentário