Os Três Erres

Leitura Bíblica: Salmo 2.1-12
Como são felizes os que nele se refugiam (SI 2.12).

Não erre o R. Há três deles na nossa leitura de hoje. Existe ainda um quarto: o R de “resultado”. Esse só aparece indiretamente no texto, mas é o que você experimentará na vida, dependendo de como lidar com os três outros.

O primeiro R está nos versículos 1-3 do salmo 2: a rebeldia (ou, se quiser, revolta ou raiva) contra Deus. Dizem que falta liberdade porque Deus é maior que nós e quer nossa obediência ao que ele diz. A primeira tentativa disso foi a de Adão e Eva: Deus proibiu comer do fruto, mas eu vou comer assim mesmo. Sou livre!

A partir daí, a rebeldia tornou-se prática comum de todos. Para observá-la, nem é preciso olhar muito em volta. Aliás, melhor que olhar em volta é olhar para dentro de nós mesmos. O primeiro R está lá, com certeza. Não é só de quem grita que Deus não existe ou tenta combatê-lo. Basta ir levando a vida sem pensar nele, que é o que a maioria faz.

O segundo R é de “riso” – o riso de Deus com o ridículo homenzinho que pensa poder viver sem Ele ou, mais ridículo ainda, contra Ele. Um riso assustador porque não podemos participar dele. Não é nem um pouco engraçado ser a causa de um riso de desprezo. Quando Deus começar a rir de nós assim, acabou-se a nossa chance.

De minha parte, prefiro que isso não aconteça. Ainda bem que Deus mesmo trouxe o terceiro R como alternativa ao seu riso. O Filho de Deus vem para acabar com a rebeldia. Ele pode fazer isso à força, “com vara de ferro”, mas prefere fazê-lo com amor – no meio de todo o temor dessa vara já se fala em exultação, ou seja, grande alegria – para nós! Ele vem com convite para um beijo – e oferece o terceiro R – o refúgio nele mesmo contra sua própria e ameaçadora risada.

Deus não quer rir de nós. Ele prefere nosso riso de alegria, refugiados no seu amor. O terceiro R é muito maior que os dois outros. Será que você continuará a preferir o primeiro – só para Deus rir da sua tolice? Francamente…

Ria de alegria com Deus – para que Deus não ria da sua raiva.

comentários

  1. Leci aparecida Tavares de souza.
    • Ana Liduína
  2. luiza matos
  3. Aldir Maria da Costa
  4. Maria José
  5. Nely Borges de Jesus
  6. Sonia Maria Hellmeister

Deixe um comentário