Especial Semana Santa – Dia #2 – O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA

ATENÇÃO: Após ler esse texto, retorne ao messenger e envie-nos um AMÉM.

Olá meu amigo, minha amiga. É um prazer ter você de volta em nosso site.

Hoje teremos o texto número 2 do nosso Especial Semana Santa, onde faremos um texto por dia explicando temas importantes sobre esta semana tão especial e sobre a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Peço que leia com muita atenção o artigo completo logo abaixo e, se gostar, envie para 5 pessoas em seu Facebook ou Whatsapp que possam gostar de ler este texto também. Tenha um lindo dia e aproveite a leitura logo abaixo.

A chegada da semana pascal trás para muitos de nós fiéis, sejamos praticantes ou não, diversas dúvidas.

Sim! Acredite que muitos de nós mesmo frequentando e participando, por diversas vezes nos vemos cercados de dúvidas, e desconhecemos algumas particularidades da palavra de Deus.

Hoje traremos para você, e ao longo dessa semana tão importante para a Igreja Católica, alguns artigos, sobre a semana de celebração da Páscoa.

Hoje vamos conversar um pouco sobre o verdadeiro significado da Páscoa, e entender a mensagem que Jesus nos deixou a qual muitos desconhecem.

Para que seja bem entendida, e compreendida por nós cristãos. É necessário conhecermos as historias que retratam a Páscoa.

Vamos a elas!

A LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL DO EGITO.

Muito distorcida pela mídia e pelo grande incentivo ao consumo, o coelho e os seus ovos recheados em nada representam a Páscoa.

Para entendermos a origem da Páscoa Cristã, uma das datas mais importantes no calendário católico, precisamos passar pela páscoa judaica.

Nossas comemorações ocorrem em datas diferentes, porém, uma depende da outra, pois para entendermos a Páscoa Cristã é necessário entendermos o início da comemoração judaica.

“PESACH”, Páscoa em hebreu, significa passar sobre, passar por cima. A importância de seu significado, encontramos em Israel, libertada por Jesus, de mais de 400 anos de escravidão.

A historia da semana pascal é retratado no antigo testamento, no livro de êxodo, nos capítulos de doze a treze. Para que possamos entender o que Jesus espera de nos, vamos passar por alguns trechos deste livro.

No capitulo doze, Jesus diz a Moisés e a Aarão no Egito, que dali em diante, aquele mês seria para eles, o primeiro mês do ano.

Estes deveriam anunciar a toda a comunidade de Israel aquilo que Jesus ordenara. Que no décimo dia daquele mês, cada família de Israel escolheria um cordeiro ou um cabrito para dar em sacrifício.

Deveria ser um animal para cada família, e caso um animal fosse muito para apenas uma, está deveria dividi-lo com outra família.

A divisão seria feita de acordo com a quantidade que cada um da família pudesse comer.

Dentre as exigências de Jesus para o sacrifício do animal, estava a de que o animal deveria ter um ano, e não poderia ter qualquer defeito, deveria ser um animal perfeito.

Então, no décimo quarto dia do primeiro mês, este animal seria dado em sacrifício ao anoitecer. Nesta mesma noite deveriam tomar um pouco de seu sangue, e passar também um pouco nos batentes da porta, laterais e altos de suas casas.

Depois cada família deveria fazer do Cordeiro sua refeição, porém sua carne só deveria ser consumida assada, e como acompanhamento teria pão sem fermento e verduras amargas.

As refeições deveriam ser feita até antes do amanhecer, e não poderia haver sobras, estas deveriam ser queimadas.

Jesus também os orientou a se vestirem para uma longa viagem, e colocarem nos pés chinelos, e postarem seus cajados. Pois naquela noite seria a Páscoa do Senhor.

Naquela noite Jesus passaria pelo agito, e mataria todos os filhos mais velhos das famílias do Egito e os primeiros machos de todos os animais daquela terra.

Mostraria a todos os que se diziam deuses do Egito quem era o verdadeiro Deus, porém o sangue nas portas marcaria os tementes ao senhor que fizeram cumprir suas palavras, e estes seriam poupados.

Jesus passou por sobre aquelas casas marcadas com o sangue do Cordeiro, e quando a terra do Egito foi ferida, a praga de morte nos os alcançou.

Conclusão

Esta passagem do antigo testamento de êxodo, nos trás além de um princípio para entender a Páscoa para nos católicos, uma reflexão.

A libertação do povo de Israel do Egito, e as especificações e ordenamentos de Jesus para aquela noite, nos mostra o que Jesus espera de nos.

O cordeiro sacrificado pelo povo de Israel é para nos o próprio Jesus, que deu sua vida por nos pecadores, pois assim como o sangue nos batentes das portas, livrou os tementes a Deus da praga da morte.

O sangue de Jesus derramado na cruz nos livrou a todos os seres humanos da morte.

A perfeição do cordeiro sacrificado nos remete a perfeição do homem que morreu por nos, sem pecado algum.

A libertação do povo de Israel deveria ser a nossa libertação dos pecados.

O cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, para que todo filho de Deus fosse salvo.

Em síntese compreendemos neste artigo o primeiro momento em que é relatada a Páscoa, no próximo artigo, vamos falar sobre os primeiros sinais da Páscoa para os Católicos.

Pois para a nossa tradição cristã, Jesus morreu por volta das comemorações das festividades de Páscoa do primeiro século, sem saber exatamente o dia que Jesus foi crucificado, devido algumas diferenças entre os evangelhos.

Mas podemos entender que pela proximidade, a festa judaica nos mostra uma preparação, para o mistério de cristo, que envolve sua morte e ressurreição.

FIQUE DE OLHO EM SEU MESSENGER, POIS ENVIAREMOS O TEXTO 3 DE NOSSO ESPECIAL DIRETAMENTE POR MENSAGEM PARA VOCÊ. NÃO ESQUEÇA: COMPARTILHE ESTE TEXTO EM SEU FACEBOOK E EM SEU WHATSAPP. DEUS ABENÇOE E TENHA UM LINDO DIA.

AJUDE  A ESPALHAR A PALAVRA DE DEUS: ENVIE ESTE TEXTO PARA AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA E QUE VOCÊ GOSTARIA QUE LESSEM ESTAS PALAVRAS. PARA COMPARTILHAR, BASTA CLICAR NO BOTÃO ACIMA, ESCOLHENDO ENTRE AS OPÇÕES DE COMPARTILHAR NO FACEBOOK, NO MESSENGER OU NO WHATSAPP. É SIMPLES E RÁPIDO.

25 Comments

  1. Ilda Maria Vaz de Almeida
    • Irma Miranda
    • Rita Gonçalves
    • Jayme Roberto Ribeiro
  2. Elza Maria da Cruz.
  3. Elza Maria da Cruz.
  4. Elza Maria da Cruz..
    • Maria Paula
  5. Aldir Maria da Costa
  6. Maria Oliveira
    • LUCIANA DA SILVA MARTINS
  7. Francinete da silva
  8. Terezinha de Jesus souza
  9. Leonilia
  10. Ionedes
  11. Sandra Mikejevs
  12. Cleonice
  13. Maria Aparecida MOTA
  14. MARIA Madalena Nascimento
  15. Luciana
  16. Anethe Melo Prado
  17. Marizete Gomes
  18. Maria do Socorro Souza.

Reply