Especial Semana Santa – Dia #7 – O SÁBADO DE ALELUIA

ATENÇÃO: Após ler esse texto, retorne ao messenger e envie-nos um AMÉM.

Olá. Que prazer ter você aqui para nosso penúltimo dia de reflexão e ensinamentos neste Especial Semana Santa aqui do blog Belas Palavras.

Hoje falaremos sobre o dia seguinte a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Sábado de Aleluia.

Um dia de muito sofrimento, silêncio e reflexão para todos que creem e seguem Jesus.

Leia o texto abaixo com muita atenção, reflita, tente entender ao máximo e, se gostar, use os botões disponíveis no topo ou no final do texto para compartilhar em seu Facebook e seu Whatsapp este texto.

Vamos a leitura!

Enfim, cessa o sofrimento do nosso senhor JESUS CRISTO nesta terra. Um dia após a sua morte, o sentimento de dor e de luto é tomado em todos aqueles que o seguiam e o amavam verdadeiramente.

O sábado, um dia após a sua morte e sepultamento, é o dia chamado por nós católicos como Sábado de Aleluia.

Este sábado recebe também outros nomes, e é conhecido como dia de descanso, sábado negro, sábado santo e véspera da páscoa.

O sábado de aleluia é conhecido também como o dia de descanso, porque na sexta feira dia da morte de Jesus, seu corpo foi sepultado as pressas já no fim do dia.

Isso se deu ao fato de que o sábado era o dia de descanso para os judeus. Neste dia não era realizado nenhum tipo de trabalho.

Por conta disto os discípulos de Jesus também ficaram em casa. Porém para quem o seguia e o amava, este sábado foi cercado de tristeza e dor.

Jesus Cristo era a esperança de libertação para seus discípulos e naquele dia, tudo parecia perdido, mal sabiam eles que o grande milagre de Deus aconteceria no dia seguinte.

TRADIÇÕES DO SÁBADO DE ALELUIA

O Sábado de Aleluia é o ultimo dia da semana santa, neste dia também muitos de nós, católicos, acreditamos que Maria passa a ser conhecida como Nossa Senhora da Solidão.

Este título lhe foi dado devido à tamanha tristeza e solidão que se transforma sua vida naquele momento, após a perda de seu filho.

O sábado de aleluia é muito esperado por todos nós, católicos, pois neste dia, todos nós fazemos uma vigília à espera da ressurreição do Nosso Senhor Jesus.

Chamada de vigília pascal, ela é feita em honra do senhor, nesta noite todos nos fieis adoradores de Jesus, nos reunimos em orações durante toda a madrugada.

Neste ato, estamos nos preparando para a ressurreição de Jesus. Nesta noite, a Igreja Católica acende o Círio Pascal, uma grande vela simbolizando a luz de Cristo.

Nossos altares serão cobertos, e não celebraremos a eucaristia e nenhum outro sacramento, com exceção da confissão.

Alguns ritos fazem parte desta noite, primeiramente é feita a celebração da luz, depois é chegado o momento de meditarmos em relação a tudo que Deus fez por nós, o sacramento do batismo. E por fim a comunhão pascal.

O altar das igrejas neste dia não será coberto por nenhum tipo de decoração.

No sábado de aleluia também ocorre tradicionalmente à malhação de Judas Iscariotes, discípulo que traiu a Jesus.

Neste dia são confeccionados bonecos de pano, em que se é retratada a imagem do traidor de Jesus. E é feita a simulação de sua morte.

Cada localidade possui uma forma diferente de fazer a malhação de Judas, algumas cidades têm este ato como uma tradição turística, em outras o costume é queimar o boneco em frente a igrejas e cemitérios.

Nós não endossamos a atitude acima, só estamos informando que essa tradição existe em alguns locais.

REFLEXÃO

O Sábado de Aleluia para nós católicos representa também a nossa Fé na promessa do SENHOR.

Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu filho ingênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Cremos em sua profecia e esperamos ansiosos por sua volta.

Assim como aconteceu em Jerusalém, JESUS nos promete a vida eterna, para todo aquele que Nele crê. A morte não é o fim, pelo contrario:

“E também os que dormiram em CRISTO estão perdidos.” (Coríntios 18)

“Se esperamos em CRISTO só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (Corintios19)

Caros, não se prendam a esta vida terrena e não criem apegos as coisas materiais, esta não é a nossa vida e esta terra não nos pertence, pois estamos aqui apenas de passagem.

Jesus pede que oremos e vigiemos, pois ele não avisara o dia de sua volta, você está preparado para ela?

“Vigiai justamente e não pequeis, porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus: digo-o para vergonha vossa”

Qual maravilhosa é a palavra de Deus e tudo que ela nos reserva, assim como Jesus ressuscitou dos mortos, chegará também o nosso dia, de irmos viver ao Seu lado. Então nos preparemos para este momento.

Pois a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção, para fazermos parte dos planos do Senhor é necessário antes de tudo nos libertar desta vida terrena.

Nem todos dormirão, mas todos serão transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soara, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Reflita sobre seus pecados e sobre o que tem feito de bom nesse mundo, levando adianta a Obra de Jesus Cristo.

Amanhã será o último dia de nosso Especial Semana Santa, onde celebraremos juntos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua subida aos céus, onde está sentado ao lado de Deus Pai.

Fique de olho em seu Messenger para receber, neste domingo de Páscoa, o último texto da nossa Semana Santa no blog Belas Palavras.

Fique com Deus e até amanhã.

AJUDE  A ESPALHAR A PALAVRA DE DEUS: ENVIE ESTE TEXTO PARA AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA E QUE VOCÊ GOSTARIA QUE LESSEM ESTAS PALAVRAS. PARA COMPARTILHAR, BASTA CLICAR NO BOTÃO ACIMA, ESCOLHENDO ENTRE AS OPÇÕES DE COMPARTILHAR NO FACEBOOK, NO MESSENGER OU NO WHATSAPP. É SIMPLES E RÁPIDO.

12 Comments

  1. Maria Ferreira Ribeiro
  2. Maria alice
  3. Socorro
  4. Elza Maria da Cruz...
  5. Elza Maria da Cruz...
  6. Elza Maria da Cruz...
  7. Elza Maria da Cruz...
  8. Elza Maria da Cruz...
  9. Elza Maria da Cruz...
  10. Angela Nazaré Alves

Reply