O Poder Do Silêncio

Leitura: 1 Reis 19.11-13
Houve o murmúrio de uma brisa suave… e uma voz lhe perguntou: O que você está fazendo aqui, Elias? (1 Rs 19.13)

Às vezes acordamos com uma sensação diferente, que não conseguimos explicar. Sentimos necessidade de não ver ninguém e de ficar distantes do barulho. Será que isto é depressão ou falta de fé? Se examinarmos os heróis da Bíblia, constataremos que na maioria foram pessoas que viveram em dificuldades, com poucas chances de acordar plenamente alegres pela manhã.

Acordar com vontade de ter silêncio e sossego é perfeitamente natural! Não é falta de fé! O lado positivo dessas ocasiões é que são momentos excelentes para examinar a própria vida na quietude e com a palavra de Deus. Avaliar os planos, os objetivos e a realização dos compromissos assumidos com Deus e os irmãos na fé.

Quem aproveita os momentos de silêncio com esta prática, torna-se um cristão maduro, mais capaz de fazer escolhas e tomar decisões sóbrias. Descobre coisas novas na Palavra de Deus, pois a sensibilidade do dia torna a pessoa mais atenta a detalhes importantes que, em outra oportunidade, não perceberia.

Não é falta de fé porque algumas vezes Deus mesmo proporciona esta quietude para falar mais intimamente conosco. Essa vontade de isolar-se só requer maior atenção se for constante ou se for uma tentativa de escapar de situações difíceis ou de fugir do contato com pessoas com as quais se tem dificuldades.

Verifique principalmente se não é culpa por trabalhos não executados, por desacordo com quem se convive; por pequenos atos desonestos que quebram a comunhão com Deus ou por envolvimento com pessoas inadequadas. E, por último, se esse estado tem sido frequente, considere a necessidade de uma ajuda médica.

Se há paz com Deus, paz com Sua Palavra, com o Senhor Jesus, com os irmãos e o próximo, aproveite o tempo de silêncio. Não é depressão nem falta de fé, mas uma oportunidade para ouvir Deus e a si mesmo.

Na quietude e no silêncio é que podemos melhor ouvir a Deus.

comentários

  1. Therezinha Condé Leles de Souza
    • Edite Gonçalves Alves
  2. Aldir Maria da Costa
  3. Isabel Jardim
  4. Lucinda
  5. Sueli Bueno Bueno
  6. Silvana QUIRINO
  7. Sueli Petrile
  8. Suzana Espíndola
  9. mlourdespaiva cavalcante
  10. Neuza Magalhães Dias
  11. Mari
  12. María Aparecida da Silva
  13. Rosangela Ferraz
  14. Trindade saldanha
  15. maria
  16. Zenaide Araújo
  17. ELSA KOGUTE
  18. Elisete Veríssimo
  19. Berenice de Lima e Silva
  20. Ambrozina Izabel Lucas Ribeiro
  21. Eliana Maria da Silva
  22. MARLI Ramos Queiroz
  23. MARLI Ramos Queiroz
  24. Célia Cinto
  25. neuza oliveira
  26. Dalva v Paulino
  27. Maria Ferreira Ribeiro
  28. Juanilde Borges

Deixe um comentário