Muito Obrigado!

Leitura Bíblica: Salmo 111
Como é bom render graças ao Senhor (SI 92.1).

A gente aprende a dizer isso na infância. Após receber um presente os adultos nos estimulam: “Diga obrigado!” E a gente repete, entendendo que essa frase mais ou menos significa dizer: “puxa, sou grato porque você me deixou alegre com isso!”. E assim vamos seguindo. Todavia, dizer “obrigado” pode ser mais do que mera educação. Gratidão pode ser uma postura diante da vida.

Quantas pessoas amarguradas, pessimistas e desesperançadas você conhece? Quanta gente sequer se encanta com o pôr-do-sol, com o mover das folhas ao vento, com o sorriso da criança, com a possibilidade de existir, com um novo amanhecer? Quanta gente vive sem nutrir um sentimento de gratidão! Que tristeza.

Em uma de suas cartas, o apóstolo Paulo diz: “Deem graças em todas as circunstâncias” (1 Ts 5.18). Mais do que uma regra, isso é um princípio de vida. Paulo foi um homem que passou por muitas dificuldades, decepções, problemas, lutas e tristezas. Mas nada disso o detinha, pois ele era sempre grato a Deus, apesar das circunstâncias, e isso o impulsionava para frente.

Quando você recebe o presente, seu “muito obrigado” é dirigido a alguém, pois a gratidão não é um sentimento sem destinatário. Diante da vida é a mesma coisa. Ter o coração grato significa reconhecer que apesar e acima de todas as circunstâncias existe Deus, cujo amor e desejo de nos acompanhar ao longo da vida são imutáveis. A gratidão a Deus nos conecta a ele, nos faz ser menos egocêntricos, nos liberta da auto-suficiência, nos tira do casulo, nos equilibra.

Eu não conheço uma pessoa que tenha uma postura de gratidão a Deus pela vida e seja infeliz, rancorosa ou frustrada. Pelo contrário! Então, expresse sua gratidão a Deus, mesmo que as circunstâncias estejam complicadas, pois ele é maior e mais poderoso do que todas as circunstâncias difíceis da vida.

A gratidão abre os nossos olhos para um novo mundo.

comentários

  1. Rosa
  2. FRANCISCA CHAGAS
  3. Vilma Antunes Santos
  4. Elza Maria da Cruz
  5. Aldir Maria da Costa
  6. Isabel Jardim
  7. Rosa
  8. dalvalonardoni.atA.@dutlaok.com
  9. Dalva Lonardoni Ferreira
  10. Nely Borges de Jesus
  11. Regina GUIDELI LISBOA
  12. Bia Freitas
  13. Rose Morais
  14. Silvana QUIRINO
  15. Ana Cristina
  16. Neuza Magalhães Dias

Deixe um comentário