Jogo De Culpa

Leitura Bíblica: Gênesis 3:1-13
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. v.12

Um funcionário público está processando o município por danos, depois de ter ele mesmo batido com um caminhão da prefeitura em seu próprio carro estacionado. Ele argumenta que “o veículo da prefeitura danificou seu veículo particular”, e por isso o município lhe deve aproximadamente sete mil reais. Por mais ridículo que isso possa parecer, culpar os outros tem sido uma característica básica do ser humano, desde o início.

Quando Adão e Eva comeram da árvore proibida, seus olhos se abriram e eles perderam sua inocência. Deus fez uma pergunta simples a Adão: “Onde estás?” (Gênesis 3:9). Antes, Adão tinha um relacionamento íntimo com Deus — mas naquele momento ele respondeu com medo e escondeu-se de Deus.

A pergunta de Deus foi mais condenatória do que a primeira: “…Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? (v.11). E começou o jogo da culpa: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (v.12). O homem culpou a Deus e a mulher pelo seu pecado. A mulher culpou a serpente e não a si mesma. Desde aquele dia, no Jardim do Éden, temos a tendência de culpar os outros em vez de admitirmos nossas escolhas pecaminosas.

Ao pecarmos, devemos assumir a responsabilidade. Oremos como Davi: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei…” (Salmo 32:5).

  • Senhor, confessamos o nosso pecado e pedimos perdão.

O primeiro passo para arrepender-se dos pecados é admitir a própria culpa.

comentários

  1. Francisca Rosa melo

Deixe um comentário