Fogo a Ser Aceso

Leitura Bíblica: Lucas 24:13-32
…não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? v.32

O livro de Atos, capítulo 17 narra a ida de Paulo ao Areópago para declarar a verdade da ressurreição. Os ouvintes ali não buscavam ajuda espiritual. Lucas, suposto autor do livro de Atos, registra que eles passavam seus dias discutindo as últimas novidades, sem interesse em praticar o que aprendiam (v.21).

As informações em excesso podem ser perigosas; as idéias podem se mesclar e tornar-se incoerentes, sem causar mudanças.

Séculos atrás, o historiador grego, Plutarco, advertiu sobre 0 perigo de apenas informar-se. E disse sabiamente: “A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso  a preencher.”

Os seguidores de Cristo, no caminho para Emaús, concordariam com isso (Lucas 24). Eles estavam enlutados pela morte de Jesus, e o próprio Cristo ressurreto uniu-se a eles — sem contudo, identificar-se. Começou a instruí-los sobre as antigas profecias que relacionavam-se à Sua morte e ressurreição registrados no Antigo Testamento. Mais tarde, naquele mesmo dia, eles o reconheceram, e em seguida, Jesus desapareceu da presença deles (v.31).

Depois que Jesus os deixou, eles ficaram maravilhados com 0 que ouviram. O que 0 Senhor tinha lhes ensinado não eram fatos inúteis, mas um fogo que incendiou seus corações com devoção por Ele. Que nós também confiemos no Pastor de nossa alma, para que 0 nosso coração se acenda ao crescermos em Sua Palavra.

  • O que posso fazer para compreender melhor a Palavra de Deus?

Você não pode acender 0 fogo no coração de outra pessoa antes de acendê-lo no seu.

One Response

  1. Ana maria ferreira silva

Deixe um comentário