Brilhos

Leitura Bíblica: Oséias 10.1-8
A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece… o que é de grande valor para Deus (1 Pe 3.3,4).

Esse versículo é um daqueles prediletos de algumas pessoas, enquanto outras o detestam. Uns gostam dele porque serve para dizer aos outros – ou melhor, às outras – como (não) devem comportar-se, enquanto essas outras acham que aquilo “não tem nada a ver”.

E por falar em “ter a ver”, o que esse versículo tem a ver com o nosso Oséias de hoje? Creio que cada um deles nos ajuda a entender melhor o outro. Ambos falam de beleza, mas de uma beleza de que Deus não gosta. Oséias critica o capricho com que Isra­el levantava “colunas sagradas”; o versículo, as mulheres e seus enfeites. Por que será? Com certeza não é porque Deus tenha alguma coisa contra a beleza; afinal, Ele é o criador de tudo que é belo. Mas existem enfeites que se destinam a destacar coisas sem valor e que assim desviam a atenção de Deus. Os israelitas levantavam ídolos e cuidavam muito bem deles, achando que era de lá que vinha tudo de bom na vida – e esses ídolos tomavam o lugar de Deus.

Pois é, e a vaidade feminina também pode fazer isso. Ostenta-se tanto brilho que a imagem de Deus fica ofuscada. Fácil de entender, porque costuma ser bem visível. Um exemplo útil, portanto. Porém, qual a diferença quando não se acumula o ouro ou algo equivalente em torno do corpo, mas no banco? E aquelas outras coisas que gostamos de exibir e em que confiamos – nossa “importância”, por exemplo? Convenhamos – pode ser tudo a mesma coisa: substitutos para Deus. E quando tudo isso se acabar, como diz Oséias, o que sobra?

Você quer brilhar hoje? Que tal refletir antes de tudo o amor de Deus, sua paz, sua bondade, sua alegria? Que tal Deus mesmo brilhar através de você? O resto é o resto, que pode até ser bom, desde que não esconda o que realmente importa.

O amor de Deus é como o Sol.

Não o esconda para mostrar suas luzinhas artificiais.

comentários

  1. Ligia
  2. Maria do Carmo Rodrigues de souza
  3. Leci aparecida Tavares de souza
  4. Roseli souza
  5. Maria Fernanda Santo Souza
  6. Marcilene
  7. Aldir Maria da costa
  8. Maura Henrique Campos
  9. Andrea
  10. Isabel Jardim
  11. Salete nunes
  12. Maria Elizete Lino de Sousa
  13. Maura Henrique Campos
    • Silvia de fatima Mazza
  14. Sonia Maria Hellmeister
  15. Josene Pires de Melo
  16. Sueli Bernadete. D.PRESTES.
  17. Silvana QUIRINO
  18. Reseli
  19. Nair
  20. Valdinha Dornelas
  21. Nair
  22. Suzana Espíndola
  23. Ana Cristina
  24. Neuza Magalhães Dias
  25. Giselia mendes
  26. Eva Diná Porto Eufrazio
  27. ROSINETE JANSEN LAURETT
  28. Zenaide Araújo
  29. Zenaide Araújo
  30. ELSA KOGUTE
  31. Neuzeth Oliveira dos Santos
  32. Ambrozina Izabel Lucas Ribeiro
  33. Leuza Mineiro
  34. neuza oliveira
  35. Vera Lucia de Mendonça ceh
  36. Norma Bernardes
  37. Telma Maria
  38. Wania Lúcia Fernandes de Carvalho

Deixe um comentário