Amizade

Leitura bíblica: Rute 1.1-17
Existe amigo mais apegado que um irmão (Pv 18.24).

Tenho um amigo que voltou do Japão há pouco. Ficou mais de dez anos trabalhando naquela terra, casou-se, teve um filho e agora está de volta. Quando nos encontramos, foi como se nunca tivéssemos nos separado. Que alegria revê-lo! Pudemos conversar sobre sua experiência, sobre as vitórias, as dificuldades e, além de tudo, pudemos rir bastante ao nos lembrarmos de histórias da nossa infância.

Os amigos de infância são até hoje os que me são mais chegados. Parece que no mundo corrido de hoje temos pouco tempo para desenvolver amizades profundas. Até mesmo evitamos as pessoas. Quantas vezes já não me peguei prestes a sair de casa, mas ao perceber que um dos vizinhos esperava no hall o elevador, retardei abrir a porta? Tudo para não ter o constrangimento de compartilhar aqueles momentos entre o nosso andar e o térreo com alguém que não conheço.

Mas a Bíblia nos ensina com Noemi e Rute que nossos relacionamentos devem ser profundos e duradouros, de forma que os outros nos tenham por pessoas tão agradáveis a ponto de quererem conhecer nosso Deus.

Não sabemos como era a vida de Noemi e sua família, mas ao lermos o texto de Rute 1, imaginamos que ela deveria ser alguém que soube transmitir o relacionamento que tinha com Deus. Por mais que ela insistisse, Rute não a deixou e fez questão de dizer que o Deus de Noemi seria o seu Deus.

Por isso, não deixe de cultivar relacionamentos. Aproveite todas as chances de pegar elevador com seu vizinho e dizer a ele que Deus o ama. Tenha coragem de ser o primeiro a cumprimentar aquele novo colega de trabalho e reparta de alguma forma o amor de Deus com esta pessoa. Permaneça sensível às pessoas à sua volta e ofereça-se para ajudá-las.

Por causa da atitude de Noemi, Rute se tornou uma ancestral de Jesus. Quem sabe a sua atitude não seja tudo o que falta para que as pessoas mais chegadas a você se tornem parte da família de Deus?

Não perca a chance de desenvolver novos relacionamentos.

comentários

  1. Elza Maria da Cruz
  2. Ana Maria Rolim De Albuquerque
    • Aldir Maria da Costa
    • Maria Auxiliadora Pimentel
  3. Margarida Fagundes Oliveira
  4. Elza Maria da Cruz
  5. Luiza Claro Machado xd
  6. Nely Borges de Jesus
  7. Marisa Silva
  8. Suzana Espíndola
  9. María Aparecida da Silva
  10. Francisca Maria Lopes
  11. Zenaide Araújo
  12. Joanice
  13. Edite Gonçalves Alves
  14. Lucilene Carvalho
  15. Ambrozina Izabel Lucas Ribeiro
  16. Luzeni Maria de Jesus
  17. Maria de Fátima Teixeira
  18. Francisca Rosa de melo
  19. Célia Cinto
  20. Idalina pereira
  21. Norma Bernardes
  22. Vilma de Faria Oliveira Vieira

Deixe um comentário